Empresarial

Como decidir pela troca de um software de gestão?

Por que fazer a troca de um software de gestão que está em uso na sua empresa há anos?

Ao fazer algumas análises você se depara com as seguintes informações:

  • o software que usamos atende bem às propostas de minha empresa;
  • meus colaboradores estão bem treinados;
  • os relatórios gerenciais me levam a tomar decisões estratégicas certeiras.

Então, por que quero trocar?

questao de troca de um software de gestãoSimples, pois desde que o modelo de negócios SaaS (software como serviço) se tornou uma realidade no mercado de software. Grandes corporações com sistemas legados e bem consolidados no mercado ficaram estremecidas.

É inacreditável o crescimento de aplicações totalmente web em determinados nichos de mercado. São tantas as opções de aplicações que os tomadores de decisão dentro das organizações ficam até certo ponto perdidos.

Portanto, fiquem atentos a competitividade. Qualquer empresa precisa estar antenada na evolução do mercado, mas isso vai além do uso do software de gestão. Sendo portanto, necessário ter em mãos dados para análise operacional e gerencial. Se o seu software de gestão lhe proporciona dados e informações para tomada de decisão, então o que há de errado? 

 

Por que quero trocar?

De nada adianta ter um software com tecnologia moderna se ele não oferece relatórios passíveis de serem analisados e que ajudem na tomada de decisão.

Outro fator é a mobilidade. Gestores precisam estar a todo tempo conectados, recebendo dados e informações para tomada de decisão. Ou seja, todos querem acessar suas aplicações de qualquer lugar e a qualquer hora.

Pensando nestas exigências de mercado, alguns gestores consideram ao escolher um software de gestão apenas aplicações totalmente web. O que de fato não está errado, mas não é o único fator que contribui para acesso total a dados e mobilidade.

Agora, também não deve ser deixado de lado a possibilidade de que atualmente existem tecnologias que podem ajudar a sua empresa a ter um software de gestão desktop também disponível em qualquer lugar a qualquer hora. Neste assunto que tal ler o um outro post em “Aplicações desktop em nuvem”.

 

 

Análise de fatos concretos

Portanto, o objetivo aqui  é mostrar que se sua organização usa um software de gestão há anos que atende bem às propostas de sua empresa, então, analise fatos concretos pelos quais você não deve subestimar o mesmo.

Se você ainda não tem um software de gestão vale a pena analisar todas as opções de mercado. Não se atenha apenas as tais ondas tecnológicas. Existem muitas empresas, já consolidadas no mercado, com excelentes software de gestão. Embora esses softwares não sejam aplicações totalmente web, apresentam funcionalidades extremamente importantes para o seu negócio.

Agora, se você já tem um software de gestão, desktop ou web, não fique a todo momento pensando que está ultrapassado comparado a outras empresas. Muitas das vezes essas análises são superficiais e precisam de uma fundamentação mais voltada às necessidades da sua empresa.

Então, não entre na onda da tal “tecnologia moderna”. Ponha o pé no chão. Faça uma análise criteriosa de suas necessidades, e finalmente faça a escolha certa.

 

 


Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.