Conquistar uma sala de aula cheia?
Sonho? Realidade? Qualidade? O sonho de todo gestor é que, ao iniciar o semestre letivo, as salas de aulas estejam cheias. Por “cheia” entende-se que elas estão em sua capacidade ideal, de forma que a quantidade de estudantes seja satisfatória sem comprometer a qualidade do ensino. Mais que isso: o sonho do gestor escolar é que, ao perceber um grande número de matrículas, novas turmas sejam formadas a fim de atender toda a demanda.
Contudo, essa ainda é uma realidade distante para muitas instituições de ensino que têm no processo de retenção/captação uma de suas maiores preocupações. Com o crescimento da oferta, os clientes buscam minuciosamente aquilo que melhor atenderá suas necessidades. Fatores como custos, infraestrutura, corpo docente, material didático e localização contam bastante na hora de escolher uma instituição de ensino.
Mas, calma… Algumas medidas simples e práticas podem ser aplicadas nessa busca por salas de aulas mais cheias. Além do marketing educacional, questões internas podem ser melhoradas a fim de otimizar a captação e alcançar
as metas do gestor escolar. Se você ainda tem dúvidas do que pode ser feito, continue aqui com a gente. Daremos algumas dicas que podem ser praticadas a partir de agora mesmo. Boa leitura!
1º passo: defina um público-alvo
Neste primeiro passo, precisamos ser bastante realistas quanto a quem queremos atingir. A definição de um público-alvo é fundamental para que os outros caminhos sejam percorridos. Caso essa questão não esteja resolvida, você estará perdendo tempo (e dinheiro) em ações que se mostrarão ineficientes. Então, vamos lá! Sejamos práticos na definição dessas personas, como por exemplo:
*Sofia, 14 anos, classe B, moradora do bairro Pinheiros, gosta de séries e redes sociais;
*Matheus, 16 anos, classe B/C, bairro Arcos, ano que vem deseja prestar vestibular para Medicina.
Bom, esses foram só alguns exemplos. A dica é que você, gestor escolar, reúna alguns gestores de setor e, juntos, definam essas personas. A partir daí, as ações podem ser mais pontuais.
2º passo: invista em um bom plano de marketing
Antes de qualquer coisa, é importante desmistificarmos alguns pontos referentes ao marketing, seja ele educacional ou não. Ao falarmos em marketing, muitas pessoas já pensam em grandes investimentos que ultrapassam o orçamento da empresa. Certo? Errado! Nunca antes na história esteve tão fácil (e barato) propagar o seu produto. As mídias sociais digitais abriram um leque de opções. Com um investimento relativamente pequeno, você pode conquistar bons resultados.
Outro equívoco é pensar que esse serviço deve ser, necessariamente, terceirizado por empresas especializadas. Logicamente, para grandes planos de ação, é recomendado procurar quem, de fato, entende do assunto. Contudo, para começar, tem muito material bacana na web que pode te ajudar a dar o pontapé inicial nessa aventura pelo mundo do marketing.
Além disso, um outro aspecto importante é SABER INVESTIR. Não adianta ter um grande capital direcionado para essa demanda, se você aplica da forma errada. É aí que voltamos ao 1º passo: Qual é mesmo o seu público-alvo? Onde e como você conseguirá atingí-lo? Pense na forma mais eficaz de alcançar as personas que você definiu.
3º passo: organize sua instituição
Após definir seu público-alvo e também elaborar uma boa estratégia de marketing, é essencial cuidar daquilo que já está ao seu alcance. Uma das coisas que mais irritam os estudantes e seus familiares são os excessos de burocracias e desencontros de informações. E não é por menos! Imagine só ter que passar por cinco ou seis setores para concluir um simples processo de rematrícula. Desestimulante, não é mesmo?
A regra, nesses casos, é simplificar ao máximo e garantir fluidez nas informações e processos. Todos os setores de uma instituição de ensino precisam, necessariamente, conversar a mesma língua. Se preciso for, organize reuniões internas para discutir e divulgar os procedimentos.
Além dos mais, para garantir essa organização, recomenda-se o uso de um Software de Gestão Escolar que vai ter ajudar a gerenciar sua instituição e os processos estabelecidos. Para saber mais, só clicar aqui.
4º passo: invista no seu diferencial!
O fato de a concorrência estar acirrada só vem reafirmar que existe, sim, mercado e público para a área de educação. Então, como se destacar? Acima de tudo, seja realista e reconheça o que te diferencia das demais opções que os alunos encontrarão. Todo mundo tem um diferencial. Alguns têm um corpo docente mais qualificado, outros possuem uma infraestrutura imponente e outros têm bons índices de aprovação em vestibulares… Enfim, explore aquilo que você tem de melhor! Saiba vender seu produto e fazer com que os estudantes optem pela sua instituição de ensino. Ah! Não se esqueça de garantir que, ao longo, dos anos, ele não se arrependa da escolha feita. Bom trabalho!
Agora que você já leu essas 4 dias sobre como ter salas de aulas cheias, é hora de colocar tudo em prática. Pesquise bastante, capacite seu time e, certamente, você alcançará os resultados planejados. Até a próxima!
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.