Educacional

5 técnicas eficientes para captação e retenção de alunos

Uma das maiores preocupações do gestor escolar atualmente está ligada à captação e retenção de alunos. Em tempos de economia frágil e grande competitividade no setor de educação, conquistar novos alunos é um objetivo desafiador. Quer saber mais sobre este tema? Fique ligado, pois no post de hoje daremos algumas dicas para você que quer entender melhor como conquistar novos prospects. #PartiuCaptarReter!

 

1 – Conheça o mercado educacional

Para sair na frente e captar mais que os concorrentes, o gestor educacional deve conhecer a realidade do mercado educacional. Lembre-se: se há concorrência, é porque também existe um público em potencial esperando para ser conquistado. Duas ou mais empresas do mesmo ramo não investiriam em uma região caso ali não tivessem possíveis clientes. Logo, o mercado não “está tão ruim” como dizem por aí…

Cabe ao gestor analisar ecaptação e retenção de alunos compreender todo esse contexto a fim de traçar estratégias pontuais. Uma boa dica é mapear quais são as concorrentes diretas e como elas vêm trabalhando. Tal tarefa, hoje em dia, é relativamente fácil visto que dispomos de diversas ferramentas comunicacionais. Fazer esse comparativo é fundamental para que você conheça os seus diferenciais e use-os quando for vender seu produto.

Outro ponto interessante, é pesquisar quais são as empresas que se destacam no ramo, mesmo as de outras regiões. Bons exemplos inspiram! Apenas esteja atento, pois o que dá certo com público X, pode não funcionar com público Y. Contudo, vale a pesquisa!

 

2- Conheça o seu público-alvo

 Para qualquer estratégia que você for traçar (marketing, educacional, projetos sociais etc), é preciso ter bem definido qual o público-alvo. A definição deste grupo perpassa por diversos aspectos, como: faixa etária, gênero, classe social, região, interesses em comum etc. Mas como saber qual meu público-alvo? Bom… Em um primeiro momento essa pergunta parece meio óbvia, afinal, são os alunos. Mas será que a resposta “alunos” é satisfatória? Uma boa dica é conversar com colaboradores da sua empresa e até com os próprios estudantes sobre a questão. Eles te ajudarão a traçar o perfil real de público-alvo. Certamente, eles terão percepções que te ajudarão nessa tarefa.

 

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3- Negocie!

Por mais que alguns gestores educacionais resistam e admitir, instituições de ensino são empresas e devem operar como tal. O produto oferecido é o conhecimento; os clientes são os alunos. Essa consciência empresarial é fundamental para o êxito da captação e retenção.

Sabemos que o negociaçãopaís tem atravessado períodos de instabilidade econômica. Todavia, mesmo com as dificuldades, investimentos nos estudos são tratados como prioridade. Logo, independente da crise financeira, os estudantes continuarão existindo. Nesse sentido, uma boa estratégia é repensar as políticas de desconto para captação. Vender-se como a melhor instituição da região com índice X de aprovação é importantíssimo, mas tratar de valores também é.

As pessoas querem saber qual será o resultado da equação custo/benefício. Vale a pena conversar com o departamento financeiro para avaliar as possibilidades. Em seguida, divulgue de forma inteligente as políticas de desconto definidas.

Quanto à retenção, seja um bom negociador. Ofereça ao seu cliente alternativas que façam os olhos dele brilharem. Mais que facilitar o pagamento, você estará conquistando a confiança do seu público que, consequentemente, te recomendará para outras pessoas.

 

4- Invista em infraestrutura

Se você chegou até aqui, com certeza já refletiu sobre a importância de oferecer ao aluno uma boa infraestrutura. Além disse, você já sabe do impacto deste item na retenção e captação de prospects. E aqui não estamos falando de equipamentos ultramodernos que demandam um investimento além das possibilidades. Na verdade, quando falamos em infraestrutura, estamos tratando de um espaço propício para a produção de conhecimento.

Já parou para pensar quanto tempo seu aluno passa dentro da sala de aula? Praticamente ¼ do dia ou mais, não é mesmo? Já imaginou passar 6h do seu dia em um ambiente sujo, pouco arejado e com iluminação precária. Estudar exige do jovem concentração e força de vontade, duas coisas bem difíceis de se ter nas condições descritas acima. Sob elas, trabalhar captação e retenção será apenas uma realidade distante.

Sendo assim, primeiramente avalie as condições das salas de aula. Faça delas o melhor que as condições permitirem. Se preciso, mais uma vez, recorra aos alunos e professores para entender melhor quais são as demandas e sugestões. Quando a questão da sala de aula estiver resolvida, avalie a sala de professores. Se necessário, invista em melhorias. Em seguida, dê uma olhada nos espaços de convivência, recepção, ginásio de esportes… e assim por diante.

Faça da sua escola um lugar do qual os alunos sintam orgulho em fazer parte e prazer em permanecer ali.

 

 

5- Relacione-se!

relacionamento Nunca na história esteve tão fácil para o gestor escolar manter um relacionamento com o público quanto atualmente. Além dos encontros presenciais, é possível desenvolver esses laços fazendo uso das mídias sociais digitais. É relevante se fazer presente no dia-a-dia dos alunos, seja com visitas em sala de aula, ou aquela caminhada pelo pátio durante os intervalos. Esteja sempre de portas abertas e dê liberdade aos alunos de forma que eles te procurem para resolver questões. Ah! Estenda essas orientações aos demais setores da instituição.

Por outro lado, faça-se presente também no mundo virtual. Acredite: poucas pessoas estão dispostas a realizar ligações telefônicas. Crie contas nas redes sociais que julgar pertinente e esteja pronto para esclarecer as dúvidas dos prospects.  Para tal, é preciso desenvolver uma boa estratégia de marketing de relacionamento digital. Investir nessa área, certamente, trará bons resultados.

Gostou das dicas? Se você é gestor escolar, vale a pena avaliar todos esses cinco pontos e ver o que é possível ser executado dentro da sua realidade. Mudar (para a melhor) é preciso. Investir em captação e retenção é fundamental. Só não pode ficar parado esperando grandes acontecimentos.

Até a próxima!

 

 


foto Aline de SáAline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.