Uma das coisas que mais ouvimos quando se fala em instituição de ensino, é a necessidade em focar na retenção e captação de alunos. O resultado mais esperado: captação de matrículas. E não é por menos! Em tempos de instabilidade financeira e com a concorrência acirrada no mercado, é preciso estar preparado para sair na frente.
No post de hoje, vamos ressaltar alguns pontos relevantes para se alcançar um bom potencial de matrículas. Leia com atenção estas 6 dicas e veja o que já vem sendo feito e o que ainda poder ser aprimorado ou implantado na sua escola. Lembre-se que avaliar onde estamos é essencial para chegarmos onde sonhamos.
1. Você conhece seu público-alvo
Nós já abordamos por aqui, inúmeras vezes, sobre a importância de se conhecer o público-alvo. Contudo, hoje gostaríamos de trazer um novo olhar sobre essa questão tão determinante no alcance de um bom potencial de captação de matrículas. É preciso ser realista sobre a situação de sua escola. Não subestime e nem superestime sua instituição. Assim, ficará mais fácil estabelecer qual público você deseja atingir.
Em processo de captação de matrículas, a priori, é essencial considerar a situação financeira dos seus (futuros) clientes. Assim, você pode planejar alternativas que facilitam a efetivação da matrícula e, consequentemente, aumento da captação. Esteja preparado para as demandas que virão e não perca alunos por falta de planejamento.
2. Você está ligado nas estatísticas
Se tem uma coisa que faz toda a diferença no potencial de captação de matrículas, essa coisa se chama INDICADORES. Trabalhar sem qualquer parâmetro comparativo é o tipo de comportamento que revela o amadorismo no processo de captação e retenção. Já que o nosso objetivo é melhorar esse potencial, precisamos focar nas estatísticas.
Uma alternativa interessante é comparar períodos de matrículas e a quantidade de pessoas que a efetivaram a cada dia. Tendo esse comparativo, é possível planejar ações, investir onde deve ser investido, e reduzir os gastos em meios que vêm se mostrando ineficientes.
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3. Você está usando um funil de captação
Para aqueles que já conhecem um pouco sobre a área de vendas, o funil de marketing não é um objeto estranho. Basicamente, ele contempla as etapas pela quais um cliente passa até concluir a compra. De maneira geral, o funil de marketing sinaliza os suspects e estabelece quais são os prospects. Feito isso, deve ser criada toda uma narrativa que atraia e os levem até o produto. Em seguida, a empresa inicia um processo de relacionamento com o cliente, já visando o fechamento do negócio. Após a tentativa de estabelecimento de laços, investe-se na venda e, por fim, fidelização do público.
Seguindo essa mesma lógica, podemos criar uma espécie de “funil de captação”. A primeira fase deste modelo consiste em encontrar potenciais alunos e identificação dos leads qualificados. Feito isso, inicia-se uma fase de relacionamento direto com o lead, mostrando seus diferenciais e benefícios. Criados os laços é feita a proposta, venda e fidelização.
Por mais óbvio que pareça esse funil, muitas escolas e faculdades acabam por pular etapas e comprometer todo o potencial de captação de matrículas. Obviamente, para a execução do funil, o gestor escolar e a equipe de marketing devem considerar a realidade em que a instituição está inserida. Cada lugar possui suas particularidades e o que funciona para X, pode não funcionar para Y.
4. Você conhece a sua instituição
Não dá pra vender o peixe se não sabemos vendê-lo, certo? Conhecer a instituição é quase que uma obrigação não só do gestor escolar, mas também de colaboradores administrativos e docentes. Já imaginou se o aluno questiona o professor sobre alguma norma da escola em sala de aula e o mesmo não saber responder?
Convém que esteja claro para todos quais são os princípios que pautam aquela instituição e o que a diferencia das demais. É aquela história de vestir a camisa e defender o time em todas as situações. Pode ter certeza que, ao ver esse sentimento de pertencimentos, seus leads e alunos serão motivado a fazer parte da equipe.
5. Você estabelece metas realistas
Ao iniciar um negócio ou implantar novas estratégias, é normal que o gestor escolar espere resultados que correspondam às expectativas. Todavia, muitas vezes essas expectativas não estão alinhadas com a realidade. Ainda mais no campo da educação.
Para alcançar um bom potencial de captação de matrículas, é preciso estabelecer um potencial de matrículas alcançável. Trabalhar com objetivos distantes pode ter levar à frustração e, consequentemente, à desmotivação. Faça o negócio funcionar e, pautado nos indicadores, estabeleça metas de captação e retenção.
6. Você está ligado nas tendências
Por mais que o sucesso ou não de uma ação dependa de vários fatores, é importante ficar ligado nas novidades do mercado. De forma especial nas tendências que estão sendo usados pela concorrência e apresentaram um bom resultado. A educação é um negócio diferente de todos outros, afinal, o produto oferecido é o próprio conhecimento. Para sair na frente, vale fazer uso das modernas alternativas que há todo momento aparecem ‘nos feeds dessa vida’. Inovar é quase que uma obrigação.
Sendo assim, para melhorar o potencial de captação de matrículas, o gestor escolar deve estar atento às novas ferramentas úteis para captação. Na web você encontrar vários blogs e personalidades que podem te ajudar a cumprir com excelência este requisito.
E aí? Quais dessas dicas têm dado certo na sua instituição. Deixa aqui pra gente nos comentários!
Ah! Semana que vem tem post sobre umas das figuras mais importantes da escola: o professor!
Até lá!
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.