Os relatórios são ferramentas essenciais para que o gestor possa acompanhar o desempenho de sua empresa. E não só acompanhar, mas também gerir com mais eficiência e eficácia. Os relatórios gerenciais traduzem a realidade em dados.
O gestor de posse de alguns relatórios gerenciais pode fazer o cruzamento entre dados. Este cruzamento pode levar a novas informações e análises diferenciadas. Podendo conseguir informações comparativas entre períodos, estatísticas relevantes e até mesmo prever cenários.
Outro ponto que os relatórios gerenciais auxiliam é a identificação de falhas em setores, processos e informações. Esta identificação é fundamental para evitar o desperdício.
Um relatório precisa apresentar claramente as informações, não gerando dúvidas, aumentando a transparência e transmitindo credibilidade a empresa.
Portanto, o cerne de um bom relatório de gestão é permitir a tomada de decisão, mas nem todo gestor sabe disso.
A importância dos relatórios gerenciais
É inquestionável a importância dos relatórios gerenciais para a gestão de qualquer empresa. São eles que apontam o cenário da empresa e trazem previsibilidade.
Portanto, o gestor deve contar com excelentes relatórios gerenciais. E ter em mente que um bom relatório gerencial é aquele que traz um compilado de informações e que vai te guiar no seu processo de tomada de decisão.
Outro ponto importante nos relatórios gerenciais é que eles guardam informações relevantes e históricas sobre a empresa.
Como elaborar bons relatórios gerenciais?
Para que seja um instrumento de tomada de decisão é preciso levar em conta alguns fatores referente a qualidade do relatório como:
boa apresentação: cuide bem do layout, logomarca, cores, fontes e o próprio design do relatório.
objetivo: seja bem assertivo na hora de definir o título do relatório para que o gestor consiga entender realmente qual é o verdadeiro cenário no qual as informações foram extraídas.
claro: se for necessário, crie um local para descrever sucintamente como os dados foram extraídos, para não gerar dúvidas quanto às informações que foram socializadas.
completo: informação a mais ou de menos podem impactar negativamente no seu relatório. Portanto, tome cuidado para que ele seja o mais completo possível.
funcional: ao elaborar um relatório, sempre se pergunte para quem é este relatório? Qual o objetivo? Quais informações são mais relevantes?
Exemplos de relatórios gerenciais
Alguns exemplos práticos de relatórios gerenciais:
Financeiro: este é o tipo de relatório gerencial que apresenta os números relacionados ao dinheiro que entra e sai de uma empresa:
- contas a receber e a pagar;
- despesas, custos e gastos;
- fluxo de caixa;
- orçamento;
- inadimplência e
- cobranças.
Vendas: serve para acompanhar o desempenho das vendas de uma empresa de uma forma geral.
Produtividade: elaborado para acompanhar e controlar fatores internos da empresa, como cumprimento de metas, estoque, materiais, equipamentos, insumos, entre outros.
Satisfação: contém informações de satisfação de clientes e colaboradores.
Crescimento: número de clientes, vendas, produtos, patrimônio.
Controle: estoque, insumos, metas e outros.
Vantagens dos relatórios gerenciais
Os relatórios gerenciais auxiliam não só na tomada de decisão, mas também trazem outros benefícios como:
- apresenta histórico de dados e informações;
- proporciona assertividade na tomada de decisões, nos níveis tático e estratégico;
- garante a unicidade de informações e análises;
- otimiza o tempo de gestão e a melhor utilização de recursos financeiros e
- auxilia na vantagem competitiva.
Conclusão
Agora que você já percebeu como os relatórios gerenciais são importantes para a tomada de decisão dentro de sua empresa. E que sem eles, não há como controlar os resultados da empresa, seus ganhos, perdas e avaliar o processo em geral.
Além do que estes relatórios são baseados em dados e informações que levam ao conhecimento do cenário da empresa. Portanto, espero que tenha levado até você, gestor, a consciência de que estes relatórios são importantes para a tomada de decisão dentro da organização. Sem falar na importância destes para o planejamento estratégico do negócio.
Bom, se você entendeu esta importância, considere investir em um sistema de gestão de vendas e comece a melhorar os resultados do seu negócio.
Clique aqui e conheça o SAVE, Sistema Administrativo de Vendas, da LS Informática. Teremos o maior prazer em lhe conferir uma demonstração deste software.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de maiores esclarecimentos. Entre em contato com nossos consultores. É simples! Fácil e gratuito! Basta clicar no botão abaixo:
Fale com um de nossos consultores →
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.
Cadastre aqui para novidades!
* Indica obrigatório
Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”. Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.