Planejamento de TI aliado ao Planejamento Estratégico Organizacional
As constantes mudanças de mercado aliado ao ambiente competitivo vivenciado pelas empresas, faz com estas repensem o seu planejamento estratégico organizacional. Não só pensar no planejamento estratégico da empresa, mas sim aliar este ao planejamento de tecnologia da informação – TI.
Gostaria de entender melhor a necessidade de planejar TI dentro da sua empresa? Então, continue a leitura.
Planejamento estratégico organizacional
O planejamento estratégico organizacional é um processo de determinação dos principais objetivos de uma organização, das políticas e estratégias que a governarão, no uso e disponibilização dos recursos para a realização dos objetivos. Esse processo é composto por premissas, planejamento propriamente dito, implementação e revisão.
O planejamento estratégico organizacional é uma ferramenta de trabalho que ajuda no enfrentamento das mudanças, constituindo-se em um excelente instrumento de gestão.
Para planejar ações futuras e decisões presentes nas organizações, os sistemas de informação, os sistemas de conhecimentos e a tecnologia da informação são inexoravelmente necessários.
Planejamento estratégico de TI
Frente às mudanças constantes da sociedade da informação e a necessidade de que as organizações sejam inteligentes, faz com que as mesmas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações, de seus conhecimentos e de sua tecnologia da informação.
O planejamento estratégico de TI é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução de seu plano de negócios e na realização de seus objetivos organizacionais.
O objetos envolvidos no planejamento de TI são mais do que simplesmente os relacionados a software, armazenamento, arquitetura e infraestrutura. Planejar TI envolve outros aspectos como capital intelectual e gestão do conhecimento.
Assim sendo, planejar TI é envolver-se com variáveis complexas com vistas ao planejamento estratégico organizacional.
Por que investir em planejamento estratégico de TI?
📌 reduzir de custos
📌 alinhar a TI com o plano de negócio
📌 ajustar os processos de negócio
📌 criar uma visão sistêmica do negócio
Assim, o planejamento estratégico de TI é um importante instrumento de gestão para que a organização se prepare para as adaptações necessárias frente às mudanças que o mercado exige. Como esse planejamento as organizações podem entender as mudanças e as ameaças de mercado e se preparem de forma organizada e planejada.
Como elaborar um planejamento estratégico de TI?
Existem várias formas de se elaborar um bom planejamento estratégico de TI. Aqui vamos deixar algumas dicas e inspirações para o gestor de TI da sua empresa.
Dica 1 – faça o mapeamento das competências entre os membros da equipe de TI. Depois forme grupos de discussão em torno das demandas de TI presentes no planejamento estratégico organizacional. Não se esqueça! O que importa é o negócio e não a tecnologia em si.
Dica 2 – envolva as outras área da empresa. Discutir mudanças na TI requer o envolvimento de outros membros da empresa, sejam gestores ou colaboradores da área operacional. Fique ligado! Mudanças na TI, pensadas somente pela TI, podem não trazer os resultados esperados.
Dica 3 – defina objetivos, metas e ações. Planejar é isso!
Dica 4 – Enfim, realizem as mudanças necessárias. Mão na massa com responsabilidade e foco no negócio.
O que pensar ao planejar TI?
A inteligência do planejamento de TI está em atentar-se para as mudanças que o mercado exige relacionadas ao negócio da empresa e as que envolvam a TI diretamente. Assim, ficar atento às mudanças tecnológicas e aos assuntos emergentes na área de TI é uma função vital ao bom gestor de TI.
Algumas perspectivas que devem estar sempre em vista:
📌 computação em nuvem
📌 big data
📌 IoT
📌 integração de software
Resultados esperados do planejamento de TI
Por ser um poderoso instrumento de gestão o planejamento de TI pode trazer resultados valiosos como:
📌 auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos de negócio;
📌 otimizar a alocação de recursos tecnológicos;
📌 explicitar riscos e propor meios para minimizá-los;
📌 reduzir custos, falhas e retrabalhos;
📌 ampliar a transparência da comunicação interna e externa;
📌 contribuir para melhorar as estratégias de marketing, vendas, relacionamento com o cliente e planejamento financeiro;
📌 tornar processos mais eficientes;
📌 direcionar recursos da organização para uma gestão mais efetiva;
📌 auxiliar o negócio a acomodar novas prioridades e exigências do mercado;
📌 ajudar a selecionar os projetos e ações que devem ser priorizados.
Com isso podemos concluir que considerar a área de TI como um setor estanque dentro da organização é coisa do passado. A TI é parte fundamental ao planejamento estratégico organizacional. Portanto, o planejamento de TI deve ser robusto e consistente com o negócio da empresa.
Também temos que ter a consciência de que o planejamento estratégico de TI não é um documento estanque de gaveta, portanto é “estratégico”.
Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”. Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.