Dificuldades na hora de planejar? Conhece estratégias para elaborar um bom planejamento didático-pedagógico?
Planejar é preciso! Tal frase define perfeitamente a rotina de um educador. O trabalho do docente extrapola a sala de aula justamente por essa necessidade de organizar. Mas qual seria o planejamento didático-pedagógico ideal? Como desenvolver um plano? E executar?
Bom, primeiramente precisamos entender que o ato de planejar é próprio das ações humanas. Planejamos passeios, eventos, metas, enfim, dedicamos sempre um tempo para preparar nossas ideias e objetivos. Com a educação, obviamente, não é diferente. Ter um roteiro do que será desenvolvido é um grande passo para o êxito da proposta. Confira algumas dicas de como preparar, executar e acompanhar um planejamento didático-pedagógico:
Parece complicado, não é mesmo? Não é bem assim, nós aqui facilitamos a sua rotina. Elaboramos um mapa mental do planejamento didático-pedagógico com dicas simples e que estabelecem o caminho necessário ao bom planejamento. É bem simples acessar! Basta clicar no botão logo abaixo!
Estabelecer os passos
Tenha sempre em mente: um material guia é essencial. Deixar claro os passos que serão dados ao longo da disciplina vai otimizar seu tempo. Não se esqueça o quanto a rotina de um professor é intensa. Facilitar sem comprometer a qualidade do ensino, é sempre uma boa opção.
Aulas bem planejadas, aulas eficientes
Convém pensar também na relação entre um bom planejamento didático-pedagógico e o aprendizado dos alunos. Um conteúdo coerente e bem estruturado facilita a assimilação do estudante. Vale lembrar que a aula nunca é um evento isolado. Ela está inserida em uma disciplina e em um curso. Procedimentos bem pensados são fundamentais para o aprendizado.
Mito da experiência
É natural que docentes que atuam há muito tempo tenham mais facilidade em desenvolver planos. Isso se deve a familiaridade com o conteúdo e percepção sobre o que realmente funciona no processo ensino-aprendizagem. Contudo, os tempos mudam e os alunos também. É importante atualizar constantemente os conteúdos. Buscar intertextualidade com o contexto no qual o estudante está inserido também é uma boa pedida. Para os professores mais jovens, a dica é se debruçar sobre o planejamento. Lembre-se: ao longo do percurso você perceberá que todo o trabalho valeu a pena.
Pés no chão
Tenha bom senso quanto à exequibilidade do seu planejamento. É preciso considerar todas as condições na qual você está inserido. Alunos, cultura, recursos didáticos e tecnológicos, enfim, uma série de fatores que variam em cada lugar. Ninguém quer fazer um roteiro grandioso para depois se frustrar por não conseguir cumpri-lo, certo? Tenha os pés no chão. Saiba ousar na medida certa.
Mas como fazer um bom planejamento didático-pedagógico?
O fato é: não existe um planejamento didático-pedagógico ideal. Como já vimos, os contextos, pessoas, metodologias sempre mudam. Logo, os conteúdos precisam ser adaptados a sua realidade.
No entanto, existem algumas dicas práticas que podem te ajudar:
✅ Seja claro. Não dê margem pra interpretações duvidosas ou informações incompletas. Não se esqueça: o plano será um guia para todos ao longo do curso;
✅ Insira elementos básicos, tais como: ementa, objetivos, metodologia utilizada, bibliografia básica e, claro, o cronograma;
✅ Considere os imprevistos. O cronograma deve ser coerente, mas com espaço para adequações em caso de eventualidades;
✅ Contemple as novas tecnologias e metodologias no seu plano. Se temos tanto recursos a nosso favor, façamos bom aproveito;
✅ Dê ouvidos aos professores, diretores e alunos. Uma boa ideia é sempre bem-vinda na busca por um planejamento eficaz. Entenda as necessidades e aspirações do discente. Tenha ele ao seu lado;
✅ Considere mudar o ambiente da sala de aula. Nada de ficar preso a um local. Explore os espaços;
✅ Quanto às avaliações, verifique se existem padrões institucionais.
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E agora? Como executar?
Por melhor que seja o planejamento didático-pedagógico, ele é apenas um roteiro. Agora cabe ao professor dar vida a esse material de forma prática. Essa é a hora do docente aplicar todo o seu conhecimento e versatilidade na execução do que foi proposto.
Para melhor execução, convém, ainda, apresentar o mesmo para alunos e gestores educacionais. Levar ao conhecimento dos outros suas propostas, aumenta a importância do cumprimento desta.
Ao longo do curso, é importante ouvir o feedback dos alunos sobre o que vem sendo feito. Não convém seguir um planejamento didático-pedagógico que não está trazendo os resultados esperados. Esteja atento às condições. E, principalmente, confie em você e naquilo que você planejou.
Mãos a obra!
Com essas dicas, certamente, você estará apto a se aventurar e planejar. Mais que seguir dicas, mantenha sempre o foco. Todo planejamento didático-pedagógico tem como único objetivo a formação humana e intelectual de todos os envolvidos neste processo. Bom trabalho!
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.