Hoje vamos dar continuidade a nossa abordagem voltada para a gestão escolar. Mas, afinal, o que é isso? Como fazer uma boa gestão? Qual o segredo?
Então sente aí, pegue uma xícara de café e confira algumas dicas.
Peça-Chave
Fala-se muito em novas metodologias, infraestrutura de qualidade e utilização das tecnologias de informação e comunicação como prioridades. Contudo, muita gente se esquece de uma peça fundamental para que a instituição alcance seu objetivo de ensinar. E essa peça é, justamente, a gestão escolar.
Sabemos que o grande foco da gestão escolar é gerir aspectos mais técnicos, como por exemplo o currículo para se alcançar cinco estrelas. Ela é responsável ainda por controlar o alcance das metas e os meios pelos quais os objetivos traçados serão alcançados. Assim, o gestor se tornar um verdadeiro líder, o capitão do time, aquele que deve chamar a responsabilidade para si e cobrar quando necessário. Bem… para entendermos ainda melhor esse assunto, dividiremos a gestão escolar em quatro pontos: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
1. Gestão Pedagógica
Comecemos pela mais importante: a gestão pedagógica. É ela a responsável por toda a educação (na prática). Consiste em cuidar das emendas de disciplinas, metodologias e objetivos a serem alcançados a curto e longo prazo. O papel do gestor aqui deve ser cumprido com a ciência de sua importância para o êxito do ensino. Lembrando que de nada adianta ter infraestrutura, se o ensino oferecido deixa a desejar. Nosso foco é o aprendizado do aluno acima de tudo.
2. Gestão Administrativa
Já a gestão administrativa é aquela centrada mais na tal fatia “burocrática” da instituição. Ela é responsável por toda a parte de infraestrutura, desde um bebedouro à lousa branca na sala de aula. Afinal, estar em um ambiente agradável contribui com o bem-estar ao aluno e, consequentemente, assimilação dos conteúdos.
Essa gestão também cuida dos processos administrativos tais como os procedimentos de secretaria. Tem coisa mais chata que precisar de algo e não saber onde ir ou a quem recorrer? Uma boa gestão administrativa é aquela que deixa claro e otimiza ao máximo os processos.
Em tempos de tecnologia e alta velocidade na circulação de informação, ninguém merece ficar preso a processos arcaicos. Ah! Bom lembrar que, com as mídias digitais, ficou bem mais fácil demonstrar insatisfação com empresas de forma pública. Cuide para que isso não aconteça com a sua empresa: otimize os processos. Cliente bem atendido é cliente satisfeito.
3. Gestão Financeira
O terceiro tipo de gestão escolar que vamos apurar é a financeira. Muitas vezes, o gestor estrutura uma equipe financeira competente o suficiente para ele não ter que se preocupar com nada disso. Mas não se iluda: o gestor precisa estar presente em todos os âmbitos. Calcular custos é importante tanto para controlar a receita. quanto para direcionar investimentos para determinados setores.
Aqui vale lembrar: qual é o seu negócio sob uma perspectiva pragmática e empresarial? A resposta correta é: vender educação. Obviamente, o que deve nortear empresas de ensino é o propósito de formar pessoas que farão a diferença na sociedade. Deve-se sim cuidar de aspectos pedagógicos e acompanhar o aluno em sua trajetória, desempenhando o papel educador. Todavia, se o financeiro vai mal, o restante não flui.
Vale a pena ter um cuidado especial com este departamento. Assim os projeto educacionais não serão interrompidos por uma má gestão financeira.
4. Gestão de Recursos Humanos
Por fim, temos a gestão de pessoas, e isso inclui colaboradores (docentes e administrativos), alunos e comunidade externa. É essencial manter todos os envolvidos no processo de educação satisfeitos a fim de que produzam mais e melhor. Uma boa gestão de pessoas faz com que todos os envolvidos “vistam a camisa” e se sintam, realmente, parte daquilo. É importante investir em políticas voltadas para os colaboradores e manter a transparência. Assim, o ambiente de trabalho (e estudo) se torna mais leve e produtivo.
O que fazer para otimizar a Gestão Escolar?
Temos visto que uma das grandes preocupações das instituições de ensino é melhorar a captação e controlar a evasão. Daí se investe aos montes em um milhão de coisas e se esquece do básico: o atendimento. Já parou para conversar com seu aluno e saber o que ele acha do atendimento na instituição? Será que ele está satisfeito ao fazer matrículas, por exemplo?
Vamos pensar em como anda seu gerenciamento educacional. Se o aluno precisa fazer algo “no papel” ou passar em vários setores para resolver um problema, algo está errado. Nossas crianças e jovens são hiperconectados e esperam agilidade e facilidade em tudo.
Dispor de um bom software de gerenciamento evita reclamações e imprevistos. Além disso, eles são capazes de integrar departamentos, viabilizando a transmissão de informações. Automatizar os processos é um passo que precisa ser dado! Não perca mais tempo!
Delegar Funções e Responsabilidades
Como falamos acima, o gestor escolar deve sim estar a par de todos os processos. Contudo, sabemos que é impossível controlar tudo. E convenhamos: ter alguém em cima todo os tempos controlando seu trabalho não é nada animador. Por isso, delegue funções e confie nos seus colaboradores. A partir do momento que recebe uma responsabilidade, os colaboradores têm a autoconfiança aumentada e se sentem importantes dentro da empresa.
Dividindo as responsabilidades, você consegue observar melhor o ambiente e saber onde e quando agir. E vamos combinar: ninguém é bom em tudo! Precisamos uns dos outros para alcançarmos os objetivos. Assim, cada um dando o que tem de melhor em sua respectiva função, os resultados aparecem. Dê um crédito e confie na sua equipe.
E aí? Gostou do nosso conteúdo? Tem algo a acrescentar? Deixe aí nos comentários sua opinião, contribuições e dicas. Fique ligado que, em breve, continuaremos nosso bate-papo educacional. Até lá!
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.