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Comunicação e Aprendizagem na EAD

Comunicação eficiente para uma Aprendizagem eficaz: Desafios da EAD

A evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) impulsionou o aperfeiçoamento da Educação a Distância (EaD). As TICs  viabilizaram a comunicação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem.

comunicação e aprendizagem na EaDA comunicação, quando realizada através da  tecnologia, deixa de ser de natureza unicamente linguística para assumir uma natureza semiótica, pois são muitos os recursos didáticos a disposição. Para compreender o contexto exposto, veja uma analogia com um trecho da música de Gilberto Gil, Parabolicamará.

 

Comunicação e Aprendizagem

Esta analogia retrata a comunicação como sendo a ponte entre as informações disponíveis e a possibilidade de uma aprendizagem contínua e efetiva. Nos primórdios da educação, o acesso à informação era restrito ao professor, à sala de aula, quando muito à uma biblioteca, pois, assim como na música, “Antes mundo era pequeno, porque Terra era grande”.

Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem deve levar em consideração a globalização da informação, cuja comunicação da mesma se dá através das tecnologias disponíveis, como disse o compositor, “Hoje mundo é muito grande, porque Terra é pequena”.

Assim, a aprendizagem neste cenário será “do tamanho da antena parabolicamará”, ou seja, é necessário considerar o volume de informações disponíveis através da tecnologia e a ponte necessária para que estas sejam absorvidas pelos processos cognitivos individuais de cada ser inserido no processo ensino-aprendizagem.

A ponte, ou seja, a “antena parabolicamará” entre informação e aprendizagem tem a ver com comunicação eficiente. Então, deve-se atentar que: “Ê, volta do mundo, câmara, Ê-ê, mundo dá volta, camará”, pois a EaD, como proposta alternativa do processo ensino-aprendizagem faz pensar em modelos de comunicação, capaz de fundamentar e instrumentalizar a estratégia didática, não mais somente a informação a ser transmitida é importante e sim o processo como se dá a comunicação.

Portanto, através da analogia pode-se considerar que a globalização da informação e os novos modelos de comunicação propiciaram um ambiente adequado à criação de programas em EaD. Em EaD a aprendizagem se dá através da mediação da tecnologia. Por trás de tanta tecnologia encontra-se uma equipe multidisciplinar capaz de elaborar um programa instrucional. Esse programa deverá ser capaz de transmitir a mensagem desejada utilizando-se de técnicas de comunicação eficiente.

 

Design Instrucionais

Este é sim, um dos grandes desafios da EaD, elaborar designs instrucionais que tenham uma comunicação eficiente para uma aprendizagem eficaz.

No planejamento e elaboração do design instrucional, a interatividade se faz necessário, pois:

☑os conteúdos devem estimular a curiosidade;

☑permitir a reflexão;

☑proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências.

Para garantir a comunicação da mensagem é  importante que sejam claramente especificados o conteúdo da mensagem.

design instrucional EaDConsiderando que os meios de comunicação têm três funções básicas – informar, ensinar e entreter. O texto produzido na EaD não pode ser apenas informativo. Ele tem de ter um discurso persuasivo, com estímulos para realização de operações intelectuais complexas. Além de possibilitar a integração de conhecimentos anteriores  com a experiência pessoal do aluno e de identificar as formas possíveis de aplicação em seu meio.

 

Teorias da Aprendizagem

As teorias da aprendizagem a serem utilizadas devem dar suporte a este conjunto de necessidades. As mais adequadas são as que valorizam o aprendiz como agente ativo no processo. Neste sentido, as teorias construtivistas são mais adequadas, pois consideram a aprendizagem como a construção contínua do conhecimento.

Essas teorias consideram as modificações da estrutura cognitiva:

  • organização do conhecimento,
  • processamento de informações,
  • estilos de pensamento ou estilos cognitivos,
  • comportamentos relativos á tomada de decisões.

 

Dentro da teoria construtivista temos Piaget que trabalha como a construção do conhecimento. A construção do conhecimento é um dos conceitos importante para a teoria da aprendizagem. Pois a aprendizagem baseada em regras e  em pequenos blocos de conhecimento tende a limitar o indivíduo em seu processo cognitivo. Como proposto por Skinner e os adeptos da teoria comportamentalista.

É como a aprendizagem bancária, ou baseada em regras, como citado por Paulo Freire em suas obras. Aprendizagem esta que limita a criatividade e a curiosidade. Portanto, a aprendizagem de fato se dá quando o indivíduo constrói conhecimentos através de conhecimentos já pré-existentes, utilizando a curiosidade, motivação e criatividade.

 

 

Comunicação e aprendizagem na EaD

Para concluir, a comunicação a ser adotada nos design instrucionais dos programas em EaD deve:

➡colocar mais claramente a mensagem que está sendo transmitida;

➡ser coerente, tendo princípio, meio e fim;

➡situar o aprendiz no contexto do conhecimento que se deseja construir.

Deve acima de tudo:

➡ instigar a curiosidade e a busca por novos conhecimentos.

Se a comunicação se der através de textos, o leitor tem que ter a impressão de que alguém está efetivamente falando com ele e não somente citando definições, contado fatos ou extraindo referências de outros autores.

➡A comunicação deve ser mais efetiva levando à tona indagações que estimulem a curiosidade.

➡Deve também fazer referências ao leitor sempre que necessário. Expor os fatos concretos citando o porquê da referencia, ou exemplos.

A comunicação também deve levar em consideração as diferenças políticas, sociais, econômicas e individuais de cada aprendiz. Por isso a importância em se conhecer previamente o público no qual o design instrucional será elaborado.

 

✔Somente através de uma comunicação eficiente é que o processo de ensino-aprendizagem será efetivo. Para tal é necessário conhecer o aprendiz, como ele aprende. É primordial atentar-se para a forma como se dá a comunicação.

 


Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.