Captação e retenção de alunos: quais estratégias usar?
Você deve estar se perguntado e até mesmo analisando as suas estratégias de captação e retenção de alunos, não é mesmo? Então, pensando nisso fizemos este post para te oferecer algumas dicas importantes. Vamos lá!
Considerando o atual cenário econômico e a grande quantidade de instituições de ensino com as mais diversas metodologias (e promessas!) que o mercado oferece, é essencial que o gestor educacional trace ações que o ajudem a captar novos clientes e, claro, manter os alunos já matriculados. Portanto, nunca é demais conhecer estratégias de captação e retenção de alunos.
É importante frisar este ponto: se a captação já está difícil, não podemos nos esquecer da retenção. E agora? Como enfrentar esse desafio e ter sucesso nas estratégias aplicadas?
Dificuldades encontradas na captação e retenção de alunos
Com a crise econômica, o ensino superior, por exemplo, passou por um enxugamento de programas que facilitam o ingresso. Esses programas sejam eles públicos ou privados influenciam diretamente na diminuição da procura pelos cursos. Além disso, em um cenário instável é normal que as pessoas reduzam ao máximo os gastos e cortem (ou adiem) coisas que podem esperar por determinado tempo.
Outro ponto importante é a enorme variedade de cursos e instituições que encontramos por aí (presenciais e EaD). Com a ampla gama de opções, é normal que o candidato avalie os critérios que julgar relevantes (preço, localização, conceito institucional, etc.) ao escolher onde estudar.
Contudo, candidatos/prospects sempre existem e se você não estiver aplicando uma estratégia efetiva, outra instituição estará e acabará conquistando o seu público-alvo. E se o momento ou situação não está propícia, é necessário redobrar os esforços. Mas afinal, como se destacar e despontar sua instituição?
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Confira 4 dicas que podem te ajudar a sair na frente na captação e retenção de alunos
✍ Dica 1: Faça diferente!
Pense um pouco: se o aluno seleciona instituições que o interessam e, ao avaliar as opções, todas parecem ser iguais, ele provavelmente escolherá a de menor custo ou mais próxima de sua casa.
Seja ousado!
Oferte:
➡horários alternativos,
➡possibilidades de estágios e projetos,
➡intercâmbios,
➡atividades extracurriculares
Enfim, coisas que façam ele te escolher dentre todas as outras possibilidades.
Então, será que você realmente conhece estratégias diferentes para captação e retenção de alunos? Faça um teste gratuito e descubra se sua instituição de ensino está preparada para este novo cenário.
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✍ Dica 2: Facilidade de pagamentos.
Se um dos agravantes é a crise financeira, por que não facilitar as condições de pagamentos para os estudantes e criar possibilidades atrativas com descontos ou pontuações que garantam alguns benefícios? O fato é que o boom dos financiamentos governamentais e seu posterior esgotamento, obrigou muitas instituições a criarem programas de financiamento próprios. Mas preste atenção: tudo deve ser feito de acordo com o contexto em que a instituição está inserida de forma a não prejudicar sua receita.
✍Dica 3: Relacionamento com os alunos.
Já reparou como é a relação entre estudantes e instituições nos Estados Unidos? Lá os alunos são educados com um completo senso de pertencimento à faculdade/escolas onde estudam. Como dizem por aqui, lá eles “vestem a camisa”. Isso se deve, de certa forma, aos clubes e ligas que existem a décadas e também ao forte incentivo às práticas esportivas.
Tal fato nos leva a concluir o seguinte: seu aluno é sua melhor publicidade. Da mesma forma que ao fazer compras online procuramos ler os comentários de internautas que adquiriram aquele produto.
O mesmo acontece na escolha de um centro educacional, pois o prospect quer ouvir quem vive essa experiência diariamente. Sendo assim, ter um bom relacionamento com o aluno é importantíssimo.
A dica é mapear todos os processos burocráticos e dificuldades no sistema e tentar simplificar ao máximo. O importante é que o estudante tenha uma boa experiência no local. Praticidade e prestatividade em atender fazem a diferença.
✍Dica 4: Marque presença nas redes sociais.
É comum dizermos que se alguém não está nas redes sociais mais populares, esse alguém praticamente não existe. Para estreitar ainda mais os laços com os alunos e até mesmo com a comunidade na qual sua instituição está inserida, é importante marcar presença nas mídias sociais mais conhecidas, como facebook, instagram e linkedin.
São meios baratos e instantâneos de tornar uma marca conhecida. Invista em posts sobre a instituição, mas também esteja ligado às tendências da web. Acredite: uma publicação com um meme atual pode te gerar muitos likes e, de quebra, aquele rótulo de “cool” e da galera. Sem falar no grande alcance de pessoas e nas possibilidades que a internet te oferece. Pense nisso e mãos à obra!
Viu como alguns passos simples podem te ajudar a captar e reter mais?
E na sua instituição? Quais estratégias você tem usado ou deixado de usar?
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.