Você que é gestor escolar, já pensou em estabelecer um calendário de atividades mensais? Por mais que o gestor conheça as tarefas, muitas vezes ele se perde na execução. Não é fácil comandar uma equipe com diversas especificidades e exigir trabalhos com prazos. Também não é fácil estabelecer um objetivo sem deixar claro os caminhos para alcançá-lo. Quer entender melhor como fazer um bom planejamento e conquistar o sucesso da sua instituição? Feche as abas em que estão abertas as redes sociais e preste bem atenção nessas dicas:
Dica nº1) Planejar é preciso!
Que planejar é essencial para o êxito de um projeto, todos sabem. Mas, na prática, a coisa não é tão fácil como se imagina. Os tempos atuais exigem das pessoas respostas rápidas diante das situações que surgem ao longo do dia. E, na busca por atender as demandas ditas urgentes, não sobra tempo para parar e pensar. Contudo, por mais difícil que seja, é preciso entender que traçar planos e metas é uma questão de sobrevivência. Além de facilitar o crescimento do seu negócio, um planejamento a ser cumprido é um estímulo a mais na execução das atividades.
Planejar é o pontapé inicial para que algo dê certo! E isso em qualquer esfera da vida: pessoal, financeira, empresarial etc. Tire um minuto e estabeleça metas a curto, médio e longo prazo. Coloque tudo sistematicamente em um papel. Se preciso for, imprima seu planejamento e fixe-o em um lugar visível. Toda vez que olhar para ele, você se lembrará que há atividades a serem cumpridas. E você sabe: o não cumprimento delas pode comprometer todo o processo. Seja fiel ao calendário de atividades que você se propôs! Em pouco tempo você verá a diferença que essa ação simples fará!
Dica nº2) Por que um calendário mensal?
Como foi dito, o ideal é que você trace metas a curto, médio e longo prazo. A maioria das pessoas têm o péssimo hábito de estabelecer apenas o destino final. Assim, todo o trabalho que o trajeto demanda é ignorado. Pensar apenas no fim, além de não deixar claro o caminho, acaba desestimulando a equipe. Metas mensais são mais claras que aquelas de longo prazo. Veja: esses pequenos passos nada mais são que um meio para conquistar seu objetivo principal!
O mais interessante nesse método é a possibilidade de que, caso algo dê errado, você possa repensar as estratégias em tempo hábil. Se em janeiro você propõe que meta X deverá ser alcançada em dezembro, pode ser que ela fique esquecida nos demais meses. No entanto, se você desmembra X em doze pequenas metas, sendo uma para cada mês, as chances de sucesso aumentam. Sem falar que, ao final do mês, é possível fazer um balanço do calendário de atividades mensais. Com essa análise, o gestor escolar verá o que deu certo e o que pode ser mudado. Viu como facilita?
Dica nº3) Xô, procrastinação!
Procrastinação é o tipo de palavra que nos traz medo e vergonha. Afinal, quem nunca procrastinou tarefas importantes e, muitas vezes, até simples? Acredite: procrastinação é algo muito comum no ambiente organizacional. Todavia, ser comum é diferente de ser bom.
Na vida pessoal, a atitude de adiar a execução de tarefas só traz resultados negativos. Quem sofre desse mal, costuma ficar paralisado diante da vida e sofre todas as vezes em que ela exige uma resposta. A coisa é tão séria que o vício em procrastinar pode acarretar em doenças físicas e psicológicas. Já no ambiente corporativo, caso você procrastine seus deveres, toda a equipe sofrerá as consequências.
Assim, a existência de um calendário de atividades mensais exigirá disciplina e organização. Um bom planejamento reduz o nível de estresse e faz com que as pessoas administrem melhor o tempo. Logo, elas serão mais produtivas e comprometidas com o trabalho e solicitações do gestor escolar.
Dica nº4) E agora? O que fazer?
Após ler os itens acima, você percebeu a importância do calendário de atividades mensais. Agora, como bom gestor escolar, é preciso estabelecer essas atividades. Nessas horas, o ideal é começar pensando no objetivo final. Em seguida, faça uma reflexão acerca dos seus objetivos secundários enquanto gestor. A partir daí, pense nos caminhos que deverão ser trilhados para alcançá-los.
Caso você tenha dificuldade em elencar quais serão as atividades mensais, consulte os departamentos da sua instituição. Por mais que você seja um gestor escolar presente e envolvido, quem vive a rotina de um setor conhece melhor suas necessidades. Assim, uma boa sugestão é propor reuniões setoriais para entender o olhar do colaborador. Além de te ajudar na construção do calendário, tal medida trará benefícios para o ambiente organizacional. Quando ouvidos, os funcionários se sentem valorizados e parte integrante e importante do lugar em que trabalham.
Após essas pequenas reuniões, é hora de sentar e sistematizar as anotações. Talvez seja essa a parte que mais demandará do gestor escolar. Afinal, este é um trabalho que só ele poderá fazer. Procure um ambiente calmo e desdobre-se na execução dessa tarefa. Lembre-se que valerá a pena!
Dica nº5) Divulgue o calendário de atividades mensais
Agora que você fez todo o trabalho de planejamento e confecção do calendário, chegou a hora de apresentá-lo para os setores envolvidos. A primeira dica é: não faça isso via e-mail. Mensagens eletrônicas são facilmente ignoradas e/ou esquecidas. Sem falar que, para o cumprimento das atividades, você vai precisar do comprometimento da equipe.
Sendo assim, o melhor é organizar uma reunião com todos os colaboradores. Nesse encontro você, gestor escolar, deverá apresentar o calendário de atividades mensais e os benefícios que ele trará. Deixe claro o que te levou a tomar essa iniciativa e a importância do apoio de todos. Caso prefira, apresente a eles apenas as atividades que deverão ser executadas no mês seguinte. Passado esse mês, você pode enviar (agora via e-mail) as próximas atividades. Lembre-se: time que joga unido, vence. O gestor escolar é o capitão do time e responsável por garantir essa união.
Gostou das nossas dicas? Agora mãos à obra! Não procrastine e comece hoje mesmo a construção do seu calendário de atividades mensais. Os benefícios são enormes e, em pouco, tempo você vai ver o quanto valeu a pena abraçar essa ideia. Bom trabalho!
Aline de Sá é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e mestranda em Comunicação, Tecnologias e Educação pela mesma Instituição. Atualmente, atua como assessora de Comunicação e Marketing do IMEPAC Araguari. Especialista em Marketing e Redes Sociais, tem experiência em Educomunicação e aplicação de recursos transmídia na Educação.