Tecnologia

Aplicações desktop em nuvem

Analisando o mercado de aplicações atuais nos deparamos com a grande tendência de aplicações web como SaaS. E muitos desconhecem as potenciais tecnologias que podem levar sua aplicação desktop para a nuvem e comercializá-la como serviço. Além de outros benefícios como a alta disponibilidade.

Realidade do mercado

A SalesForce, próximo ao ano 2000, levantou a bandeira da possibilidade de mudança no mercado de software para o modelo de negócio SaaS, ou seja, software como serviço. Essa bandeira, logo se tornou uma tendência de mercado e grandes empresas como SAP, ORACLE e TOTVs já migraram suas plataformas para nuvem e, atualmente, comercializam seus produtos como serviço.

A LS Informática está entrando neste mercado e já migrou também suas plataformas, testando serviços de computação em nuvem, banco de dados e outros. Para saber mais como fizemos essa migração leia o nosso post sobre “Migrar aplicações desktop para a nuvem da AWS”.

É sabido que as exigências de mercado influenciam os negócios e as decisões empresariais . E, atualmente, os gestores não querem mais o custo de implementar e manter servidores para suas aplicações dentro de data centers situados na própria empresa. Não só por uma questão de custo, mas também por questões de segurança. Outro ponto é a frequente preocupação com rotinas de backup. Eles querem apenas usar o software e pronto!

Portanto, o objetivo com esse post é mostrar que se sua organização usa um software desktop há muitos anos que atende bem às propostas de sua empresa, então analise algumas dicas que temos para que suas aplicações desktop se tornem mais disponíveis.

Tecnologias para colocar suas aplicações em nuvem

Muitos gestores pensam que colocar uma aplicação altamente disponível em nuvem tem relação apenas com aplicações web, mas isso não é verdade. Leia o nosso post sobre Acessar aplicações desktop pelo browser? e poderá entender melhor que atualmente grandes empresas como a Amazon Web Services (AWS) não só se preocupam com as tendências de mercado, mas ajudam pequenas e grandes empresas a manterem seus negócios viáveis e compatíveis com a realidade do mercado.

A LS Informática analisou as exigências do mercado e como se preocupa com seus clientes, avaliou algumas soluções para que suas aplicações possam ter mais disponibilidade de acesso para seus clientes:

 

AppStream 2.0

O AWS  AppStream 2.0 é um serviço de streaming de aplicações de desktop, acessível de qualquer navegador web com suporte a HTML5. O serviço é totalmente gerenciado pela AWS, o que abstrai a necessidade de planejar, implantar, gerenciar ou atualizar infraestrutura de streaming de aplicações.

Assista ao vídeo abaixo e veja uma demonstração de uso do software LS-Educação da LS-Informática já rodando sobre a infraestrutura da AWS através do serviço de AppStream 2.0 da AWS.

 

 

Microsoft RemoteDesktop/RemoteApp

Com a tecnologia RemoteDesktop/RemoteApp é possível entregar aplicações através de sessões de Terminal Service do Windows ou simulando um acesso “nativo” pelo RemoteApp. Esta talvez seja a solução mais “simples” e rápida para entregar seu software desktop na nuvem.

Go-Global

Go-Global é uma tecnologia da empresa GraphOn desenvolvida para possibilitar a entrega de aplicações Desktop pela Web ou através de um cliente, similar ao RemoteApp. A principal vantagem do Go-Global é o protocolo altamente otimizado para streaming, exigindo menos banda de internet do que o Remote Desktop. Como curiosidade, a TOTVS utiliza o Go-Global para entregar seu ERP client-server a partir da sua nuvem OpenStack.

 

Assista ao vídeo abaixo e veja uma demonstração de uso do software LS-Educação da LS-Informática já rodando sobre a infraestrutura da AWS e usando os recursos do  Go-Global para acesso remoto.

Comparativo entre as tecnologias

Todas essas tecnologias possuem pontos positivos e pontos de atenção. Fizemos os testes e simulamos o uso das aplicações da LS-Informática em todas elas. Podemos afirmar que os resultados foram satisfatórios.

Para esclarecer melhor, fizemos um quadro comparativo entre essas tecnologias:

Pontos AppStream 2.0 Remote Desktop Go-Global
custo

mensal por usuário e

por horas de uso

vitalício por usuário concorrente

vitalício por usuário concorrente

elasticidade

sim

não

sim

integração com Domain Controller do cliente

sim

sim

sim

Acesso via navegador com HTTP ou HTTPS

sim

não

sim

Protocolo de alto desempenho para streaming.

sim

não se aplica pois o acesso é remoto a um servidor

sim

Latência

entre 100ms e 250ms pois apenas algumas regiões da AWS oferecem o serviço

apenas a necessária ao acesso ao servidor remoto

apenas a necessária ao acesso ao servidor

User-Friendly

sim

sim

sim

Integração com diretórios de rede

não

sim

sim

Integração com impressoras locais

sim

sim

sim

 

 

E agora, qual tecnologia escolher? 😧

Nada melhor do que falar com um de nossos consultores! Estabeleça um plano de testes para o seu ambiente de infraestrutura local . Compare o desempenho com um ambiente em nuvem.

Para te ajudar a escolher uma das opções, vamos a alguns questionamentos para te direcionar na escolha:

👉Sua aplicação exige integração com impressoras locais ou dispositivos USB?

👉O seu link de internet é ruim?

👉Seus usuários passam poucas horas por dia acessando seu sistema?

👉Você precisa que sua aplicação tenha alta disponibilidade?

👉Precisa de garantir mais segurança?

👉O custo tem impacto na escolha?

Com certeza, respondendo a algumas dessas perguntas, falando com um de nossos consultores, testando o seu ambiente, você verá que é sim possível levar tranquilamente suas aplicações desktop para a nuvem e torná-las mais acessíveis.

 

Fale com um de nossos consultores →

 


Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.